Preparem-se os mais sensíveis, porque o que vem a seguir não é agradável!
Este fim de semana 11,12 e 13 de Junho, realizou-se em Estarreja, um torneio de andebol de nome Garci Cup`10 . Participaram vários escalões e do que se esperava ser uma festa do Andebol, pouco sobrou.
Passo a explicar:
No sábado os Infantis do FCP partiram para Estarreja, para disputar o dito Torneio ( dia em que a Selecção Regional também treinava, pelo que alguns atletas do FCP não poderam estar presentes em todos os jogos!)
O 1º jogo frente ao Estarreja, decorreu com normalidade, pese embora a excessiva exibição de cartões amarelos. Nas bancadas os adeptos, (que nestes escalões são sempre os pais...) conviveram com desportivismo.
No 2º jogo a "coisa" foi diferente, muito diferente!
O ambiente no pavilhão era hostil, dentro do campo e nas bancadas.
Frente a uma das equipas que organizava o torneio, não seria de esperar que recebessem as visitas de forma tão desagradável, digo mesmo com antipatia e agressividade.
A pressão que exerceram sobre a dupla inexperiente de arbitragem foi de tal forma intimidatória, que influenciaram o resultado do jogo. A falta de FAIR-PLAY, dentro do campo, num escalão em formação é assustadora e não é isso que se pretende exactamente de escalões em formação, em que o Andebol tal como em qualquer desporto deve ser uma FESTA.
Lamento profundamente que a organização de torneios deste tipo seja levada a cabo com o único intuito de a equipa da casa ganhar.
Nunca me passaria pela cabeça convidar alguém a minha casa, para depois a tratar mal. Isso só tem um nome. Falta de educação.
No final do dia e para nos alegrar, o jogo contra o Clube Ana provou que ainda se pode ter esperança, no andebol, na formação e já agora no futuro dos Homens e Mulheres de amanhã. Um grupo muito jovem, cheio de esperança e vontade e como era de esperar nas bancadas os adeptos não eram muitos, porque eles vinham de muito longe; dos Açores (sabe Deus os sacrifícios que fizeram para poderem participar neste torneio). Aplaudi cada golo e cada tentativa, o convívio com os poucos adeptos do Clube Ana foi deveras agradável, e no final tiraram uma foto das duas equipas juntas e em pela harmonia. Os mais pequenos do Clube ANA, levam no corpo a desagradável recordação do Torneio, um punhado de nódoas negras, ganhos
no jogo contra o arsenal de canelas. Sei que não adianta muito o que aqui escrevi, mas era bom que os pais, treinadores e dirigentes, dos atletas do Arsenal não instigassem os seus filhos/atletas a serem violentos, porque eles são efectivamente a imagem daquilo que lhes ensinam a ser!
Quanto ao torneio em si, fica a sugestão para mudar o nome para: Torneio HIRUDOID.
Subscrevo na integra.
ResponderEliminarP.O.
Ao ler este mensagem não poderia deixar de dar a minha opinião sobre o assunto.
ResponderEliminarÉ então como elemento da Organização do Torneio e Treinador do Infantis do Arsenal, que passo a escrever a próximas linhas
Há à partida uma coisa que não percebi. Estarão a queixar-se da Organização no seu todo, ou apenas do jogo com o Arsenal?
Num Torneio desta dimensão(quase 700 atletas de mais de 20 clubes dos diversos escalões), é natural que nem tudo corra conforme o previsto. Ocorrem falhas, mas a intenção é sempre a de receber bem. Todos receberam igual tratamento, ou achava que por serem o FC Porto deveriam receber distinção. De todos os clubes presentes, as equipas de infantis do FC Porto e do Avanca (desistiu por falta de jogadores, que não compreendo), foram as únicas que não cumpriram o Torneio na íntegra. Para mim isso é falta de FAIR-PLAY. Mesmo das outras equipas do FC Porto, que também participou em Iniciados e Juvenis Masculinos, não recebemos qualquer comentário de desagrado. O "feedback" foi bastante positivo, com muitos clubes a aceitarem desde já, a presença numa próxima edição. Recebemos rasgados elogios da Associação de Andebol de Aveiro, do Instituto de Desporto de Portugal e da Câmara Municipal de Estarreja. Está já em marcha a preparação do GARCI CUP'11 (sinceramente não me agrada a sua sugestão). Ora, isto quer dizer alguma coisa!
Como Treinador de um grupo de miúdos fantásticos, sempre lhes incuti a lealdade e respeito, acima de tudo, para com o adversário. Mas, falamos de Andebol, um desporto onde o contacto físico está constantemente presente e as nódoas negras uma consequência natural da agressividade defensiva. A vitória por 9 golos não pode ser imputada, às decisões da equipa de arbitragem. Fomos superiores! Quando se perde atribuem-se as responsabilidades a terceiros.
Em suma, houve Festa no Concelho de Estarreja nesse fim-de-semana e não foi só de Andebol.
Obrigado pela presença.
Saudações Andebolísticas,
Joaquim Oliveira