sexta-feira, 27 de novembro de 2009

O natal esta a chegar...

Pois é, o Natal está quase a chegar!
É uma epoca do ano tão especial que não podia deixar este espaço sem umas decorações natalinas.
Devo confessar que tal como os mais pequenos, também adoro presentes e na noite de natal, estou sempre á espera da hora de abrir os embrulhos.
E vocês??? Já fizeram a vossa árvore de Natal? Utilizem os "comentários" para dizer o que desejavam receber este ano. Os comentários serão reenviados directamente para o Polo Norte e quem sabe recebem mesmo o que pediram!
A Bola Inteligente

A "iBall" foi criada pela marca dinamarquesa Select, em cooperação com a Goalref Technologies, e tem um sistema electrónico, com recurso a tecnologia "wireless", que assinala a passagem da bola pela linha de golo.A informação encriptada dada pelo sistema, implementado na bola e na baliza, é transmitida em menos de meio segundo para o aparelho receptor dos árbitros, permitindo, desde logo, decidir sobre a validação ou não do golo.A Federação Internacional de Andebol introduziu pela 1ª vez a "bola inteligente" no Campeonato do Mundo de 2009 na Croácia.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Para ler com atenção!

Como fazer a iniciação no andebol?
Essa pergunta vem sempre à nossa mente quando não conhecemos bem a modalidade. Para essa dúvida, quase sempre temos uma válvula de escape: fazemos do andebol profissional o modelo que copiamos na iniciação. É como se tirassemos uma foto de um jogo de alto rendimento e com base nela, organizássemos todo processo de ensino do andebol. Veja embaixo uma foto de um jogo profissional. O que identificam num jogo de andebol?

Ataque contra Defesa:
Como vês o andebol?
Identificamos, geralmente:
Um jogo de 6×6 no qual os Guarda-redes devem ficar nas suas áreas e os jogadores de linha confrontando-se no campo em si, totalizando 7 jogadores de cada lado.
A equipe que defende procura montar uma barreira em volta da área protegendo a sua baliza para não sofrer golos;
A equipe que ataca fica à frente da barreira, procurando uma forma de arremessar a bola e fazer golo.
Mediante essa imagem fotográfica, da modalidade vejam que interessante, com base nisso, ensina-se aos jovens atletas que logo depois de atacar, eles devem montar uma barreira próxima à linha da área para assim proteger o golo, enquanto que quando atacam eles devem vencer a barreira adversária.
Será essa a verdadeira dinâmica do jogo de andebol?
Pensemos na sua lógica: para vencer o que uma equipe deve fazer?
A resposta parece fácil: "Não sofrer golos" – realmente não sofrer golos é bom, mas isso não garante a vitória, pois posso não sofrer golos e também não marcar golos, logo, não venço, apenas empato.
Vamos para uma segunda opção: "Fazer golos" – realmente fazer golos é um bom caminho, mas mesmo que eu faça 10 golos num jogo, posso sofrer 11 golos, logo, apenas fazer golos não me garante a chance de vitória.
Ao pensarmos a lógica do jogo, não basta jogarmos apenas para fazer golos, nem mesmo focar as nossas acções para não sofrer golos, pois a única forma de conquistarmos uma vitória é "fazer mais golos do que sofrer".
Com base nessa afirmação, temos finalmente o caminho para a vitória revelado.
Vejam que, fazer golos é o principal objectivo, porém, sempre em relação ao número de golos sofridos. Logo, devemos pensar numa forma de coordenar as nossas acções para que possamos colocar a lógica do jogo em prática.
Ofensivamente, cumprir a lógica segue um caminho simples (mas de difícil execução): ao ter a bola não posso desperdiçar nenhuma oportunidade de marcar.
Mas, é defensivamente que está o grande segredo: A defender a que é que devo dar prioridade? Proteger o alvo? Impedir a progressão adversária? Recuperar a posse de bola?
Retornemos à Lógica do Jogo de andebol: devemos fazer mais golos do que sofrer.
E qual é a forma de uma equipe se comportar para conseguir essa vantagem quando está a defender?
Proteger a baliza garante para a equipe fazer mais golos que o adversário? Impedir a progressão adversária garante essa vantagem? Não, pois em nenhuma das hipóteses traçadas teremos algo essencial para ser fazer mais golos do que sofrer: ter a posse de bola.
Logo, a única forma de conseguir essa vantagem é defender para fazer golos.
Esta afirmação parece estranha não é? Como assim, defender para fazer golos? Não defendo para evitar golos? A resposta é NÃO.
Quando trazemos uma visão "parcial" do andebol com base naquela foto que tiramos do jogo profissional para as aulas de iniciação, estamos a dar prioridade à protecção da baliza como forma de funcionamento do jogo, logo, passamos a defender para não sofrer golos. Assim montamos uma barreira e ficamos á espera que o adversário erre (ou um passe, ou um lançamento, cometendo uma infracção como dar passos, bola no pé, etc..).
Essa postura, no entanto, não garante à equipe que defende algo importantíssimo para vencer: conquistar a posse de bola, pois quem apenas protege a baliza está dependente da ineficácia adversária para vencer. Uma equipe assim só vencerá se o adversário errar.
Ao tentar proteger a baliza , quase sempre não somos suficientemente eficientes e acabamos por sofrer alguns golos e só recuperamos a posse de bola depois dos golos sofridos, ou como já dito, dependendo da ineficiência adversária, algo que num jogo mais difícil não podemos nos dar ao luxo de esperar que aconteça.
Para poder cumprir a lógica do jogo de andebol uma equipe deve dar prioridade á tentativa de recuperar a posse de bola, sempre, pois somente com a bola é que se pode fazer golos.
Logo, quando afirmo que a função da defesa é fazer golos, regulo-me nessa visão: a defesa deve sempre procurar recuperar a posse da bola, pois assim une-se numa acção, a possibilidade de manter a proporção de mais golos a favor, do que golos contra, uma vez que recuperando a posse de bola a equipe deixa de sofrer um golo e tem a oportunidade de marcar, adquirindo a vantagem de 1 golo a seu favor.
Já haviam pensado nisso? Que a função lógica da defesa é FAZER GOLOS?
Então, se a defesa deve procurar fazer golos, ela não pode ser passiva, sobre a forma de uma barreira estereotipada do andebol profissional.
—-
Digo estereotipada pois no andebol profissional a "barreira" não é simplesmente uma barreira. Ao analisarmos um jogo de rendimento veremos constantes acções defensivas verticalizadas, cujo objectivo é a tentativa da recuperação da bola. Mesmo em defesas que se deslocam prioritariamente de forma horizontal, verificamos que ela retarda tanto a acção ofensiva que impossibilita o ataque de finalizar uma bola em boas condições, recuperando a posse da bola com base numa finalização mal feita pelo adversário. A defesa procura sempre recuperar a posse de bola.

A acção da defesa, sobretudo na iniciação com crianças, momento no qual as acções colectivas ainda não são maduras a ponto de serem utilizadas, deve ser baseada na acção táctica individual pautada pela procura da recuperação da posse de bola, orientando para as fases iniciais de aprendizagem a utilização de defesas individuais pressionantes o que favorecerá defensivamente à recuperação constante da posse de bola e a maturidade ofensiva de desmarque, das movimentações sem bola e busca de espaços vazios – acções tácticas elementares para se jogar bem ofensivamente o andebol.
Se tiverem oportunidade de assitir a jogos de equipes mais novas (sobretudo, escolares) e equipes mais velhas, verifiquem como as "barreiras" se comportam. Observem como essas barreiras obrigam as equipes que atacam a se comportar. Analisem se a mesma lógica de jogo está apresentada nesses dois tipos de andebol.
Acredito que a conclusão será a seguinte:
Em equipes mais novas joga-se defensivamente para não sofrer golos.
Em equipes mais velhas joga-se defensivamente para se recuperar a posse de bola (seja criando dificuldades para finalizar – com lançamentos desequilibrados ou pressionados pelo jogo passivo -, seja antecipando uma linha de passe ou mesmo provocando erros adversários) fazendo da defesa uma forma de se fazer mais golos do que sofrer.

Até a próxima,

sem comentários

terça-feira, 24 de novembro de 2009

FC PORTO VS FC INFESTA

Que jogo emotivo! Nas bancadas a "Claque" estava ao rubro e já quase sem voz. Um jogo com altos e baixos, porque tanto fizeram jogadas espectaculares como de repente se desconcentravam e só faziam asneira!!!

De qualquer das formas, sempre foi melhor do que o confronto na 1ª fase em que perdemos por 3.

Desta vez arrancamos um empate a uma equipa cheia de " estrelas" na selecção, o que nos faz pensar, não acham????? Significa que estamos cada vez melhor, e caso haja mais um confronto entre estas duas equipas esta época, EXIJO no mínimo uma vitória.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

GREVE!

Meus caros amigos!

Obrigado a todos pelas visitas, que tantos de vós tem feito aqui a este cantinho da "Blogosfera" e que pertençe a todos , atletas, pais, dirigentes, amigos, olheiros e outros! Contudo fico preocupada, por não haver comentários.
Podem comentar anónimamente, e podem dizer bem, podem dizer mal, mas por favor digam alguma coisa!
Podem sugerir até conteudos que achem uteis para o blog.

Não gosto muito desta coisa das greves, mas se continuarem em silêncio, vou pensar sériamente
sobre o assunto.

Entretanto recebam as minhas saudações Portistas!

Um Abraço !

D.K.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

CA PÓVOA VS FCP

Jogo impróprio para cardíacos! Não consigo dizer muito mais do que isto, uma primeira parte, em que os dragões pouco mais fizeram do que correr para trás e para a frente, onde defenderam tão mal, tão mal que dava vontade de vir embora do pavilhão! Os ataques foram completamente disparatados, cada um a tentar resolver o jogo, esqueçendo-se que o andebol se joga em equipa ( como já o disse aqui tantas vezes!)

Na segunda parte, a equipa entrou com outro espírito, (acho que devem ter ouvido das boas no balneário! EHEHEHEH) aproveitaram o cansaço dos adversários e todas ou quase todas as oportunidades de marcar.Foi um jogo muito dificil de jogar, mas não foi mais fácil ter que assistir. Mesmo assim merecem os parabéns, e incentivo para a próxima jornada. :)

Recado aos Kids: Rapazes, poupem os vossos pais, não há coração que aguente tanta pressão!!!

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Srº Dirigente

A foto não deixa mentir, o Srº Dirigente JÁ TEM FATO DE TREINO! Agora reparem bem no brilho! não consegui perceber se o simbolo brilha por causa do dirigente ou se o dirigente brilha por causa do simbolo! Apesar dos óculos

escuros e de tentar passar despercebido, com aquele fato de treino branco era impossivel ser discreto. Consta que o fato de treino foi feito especialmente para este dirigente, por um alto costureiro francês, ( alto porque tem para ai 1,95 altura) que habitualmente não se dedica a este tipo de roupas, mas sim á alta costura.(para pessoas altas, entenda-se!)
O efeito do brilho é dado por dois enormes diamantes de 14 quilates magnificamente lapidados e encrustrados no próprio fato de treino, dos quais anexamos também uma fotografia.



quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Filipe Skywalker



Incrivel. Desta vez a vitima foi o Filipe, também conhecido entre os amigos por Filipe Skywalker, que traduzido á letra significa "Filipe caminhante do céu", o que de resto até me parece um nome bem dado, porque ao que consta anda muitas vezes com a cabeça nas nuvens. Será???

Como se pode ver pela foto com ele não se brinca e durante os jogos quando é para defender é para defender, nem que tenha que agarrar o adversário e levá-lo ao colo para outro sítio. Como não pode usar a espada nos jogos utiliza toda a sua garra( quando está para ai virado) e consegue grandes feitos. Como se diz no filme Star Wars : "May the force be with you!" *

* Que a Força esteja contigo!

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

RECADO Dose dupla

Como os nossos rapazes nos brindaram com um bela exibição, acho que merecem, não um, mas DOIS videos, para irem vendo durante a semana.

NOTA DO EDITOR: Por favor comentem!

Jogo F.C.P. VS Ismai

Desta vez, quando acabou o jogo, fiquei feliz com o que tinha visto!

Que evolução fantástica. Está na altura de começar a dar os parabéns ao vosso treinador, porque de facto merece. Aos rapazes que estiveram muitíssimo bem, também quero deixar uma(s) palavra(s), quando se joga com o Espiríto do Dragão, o resultado só pode ser este! Jogaram de uma forma como eu nunca tinha visto antes e fizeram-nos acreditar que a vossa equipa tem muito para dar e que vão chegar longe! Peço que não nos desiludam, O.K ??????? Na defesa, estiveram á altura, nos ataques e contra- ataques deixaram todos de boca aberta. Para os nossos dois guarda-redes, também fica aqui uma palavra muito especial, "Voçês foram os Maiores!" Onde é que voçês andavam????????

PARABÉNS! 32-11 que grande resultado.

Arbitragem / ensinamento

Quando se encontram, árbitros como estes SENHORES, (sim está escrito em maiusculas, porque são uns, SENHORES), que para além de arbitrarem os jogos dos infantis, ainda encontram paciência para lhes explicar o que foi que fizeram mal e corrigir o que está errado, só se pode agradecer. Parabéns a estes dois senhores, que ajudam a modalidade e os "miudos" a crescer e a serem bom atletas.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Paulo já é famoso

Ontem, ao final da tarde, em plena "Avenida do Dragão" foi este o cenário que vi, um enorme Out-Door, com a fotografia de um jogador de Andebol do FCP, consta que este atleta irá em breve participar num anúncio de uma conhecida marca de sapatilhas especialmente utilizada por jogadores de andebol, que pelo que consegui apurar dará aos jogadores uma velocidade e capacidade de elevação extraordinárias.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

FATHERS VS kIDS

MAMMA MIA! é o que apetece dizer.....Foi no passado Domingo, que tudo aconteceu. O Jogo foi cheio de casos, cartões amarelos, exclusões e até vermelhos. Para além dos cartões, também os pais estavam vermelhos de tanta correria e como não queriam ficar mal vistos junto dos rebentos, esforçaram-se até ao limite. Quanto aos Kids estiveram fantásticos, muito coragosos no confronto e no final não evidenciavam grandes sinais de cansaço, ao contrário dos progenitores. Foi uma manhã de Domingo muito bem passada, um convivio (ou combibio, como se diz por cá!) que devemos repetir.

Infelizmente o dia estava muito chuvoso, mas mesmo assim a alegria esteve sempre presente até mesmo durante o almoço, que com muito pena minha não ficou registado fotográficamente, por "nabiçe" de um certo "reporter fotografico" que se esqueceu de carregar a bateria da máquina, posso assegurar que o mesmo será punido exemplarmente.

A todos o que participaram, aqueles que assistiram e aos que infelizmente não poderam ir, um Obrigado!

Somos os Maiores!!!!!!

A musica é um bocadinho á "cota" mas é só por respeito aos mais velhos!